Apresentação

Revista Linha Mestra – Ano VI. No. 20 (jan.jul.2012). ISSN: 1980-9026

 

APRESENTAÇÃO

 

Norma Sandra de Almeida Ferreira

Coordenadora da Roda dos Pesquisadores em Leitura da ALB

 

O III Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa – III SIMELP foi realizado em Macau, China, no período de 30 de agosto a 02 de setembro de 2011. A temática desta edição “A Formação de novas gerações de falantes de português no mundo” destacou nas conferências proferidas a importância de encarar a língua portuguesa como uma das mais faladas no mundo, em suas diversidades de sotaques, de normas, falares, marcadamente construída histórica e culturalmente.

O SIMELP é um evento organizado com um conjunto de Simpósios Temáticos com a intenção de reunir pesquisadores do mundo todo que atuam no ensino e na pesquisa da Língua Portuguesa e de promover o debate nas áreas da lingüística, da literatura, da história, da cultura. Cada Simpósio Temático tem a sua programação específica em forma de comunicações coordenadas que acontecem em horários distintos das grandes conferências e das mesas redondas.

Desde a primeira edição do SIMELP, a Associação de Leitura do Brasil – ALB tem coordenado um desses Simpósios Temáticos divulgando trabalhos dos membros participantes da “Roda dos Pesquisadores em Leitura da ALB”.

Neste ano, o Simpósio Temático teve como título “A Roda dos Pesquisadores da Associação de Leitura do Brasil – ALB – três edições”, e reuniu nove (09) trabalhos aceitos e aprovados para serem apresentados no dia 31 de agosto[1].

Os textos inscritos[2] podem ser agrupados em torno de três grandes temáticas, como: Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM; Literatura; Leitura e escrita na escola. Foram escritos por colegas (e alguns dos seus orientandos) de diferentes instituições, que também participaram, em sua maioria, dos SIMELPs anteriores e tem colaborado em outros eventos promovidos pela Associação de Leitura do Brasil – ALB. São reflexões voltadas para o aprendizado da leitura e da escrita que atualmente a escola do ensino fundamental e também a universidade enfrentam (Camargo; Nobre de Oliveira; Ribeiro e Micotti). São reflexões, na perspectiva histórica, centradas nas práticas de leitura e de escritas escolares, no campo das representações e das práticas discursivas (Miguel; Souza; Goulart). E ainda, os estudos que colocam a literatura como pauta, quer no polo da recepção e da formação de leitores (Miguel; Souza), quer no polo da produção do uso estético da linguagem (Ferreira; Mendes de Oliveira; Gimenes e Ribeiro).

Com a intenção de socializar e de divulgar para um público leitor mais ampliado, oferecemos neste número da Revista Linha Mestra os resumos e os textos completos enviados pelos autores que se inscreveram no Simpósio Temático “A Roda dos Pesquisadores em Leitura da ALB”, no III SIMEP. Alguns desses textos foram também enviados para publicação nos Anais do evento previstos para serem editados futuramente.


[1] Infelizmente nesta edição houve uma quantidade menor de comunicações em relação aos I e II SIMELP, não só no Simpósio coordenado pela ALB, como em todos os outros. Talvez a presença de um número menor de participantes possa ser explicada pela distância de Macau em relação a muitas outras partes do mundo ocidental, o que exige maior disponibilidade de tempo e mais custos financeiros por parte dos pesquisadores.

[2] A lista dos títulos dos trabalhos e nomes de autores é a seguinte: 1 – A aluna escreve e a professora lê. Reflexões sobre o processo de produção da escrita – Maria Rosa Rodrigues Martins de Camargo (UNESP); 2 – A mediação da escola na constituição da família leitora – Yara Maria Miguel (SEE-SP); 3 – AS LIÇÕES DE MENINICE: Um estudo sobre as representações de leitura e de prática pedagógica presentes na série graduada de Luiz Gonzaga Fleury (1948/1949) – Ilsa do Carmo Vieira Goulart (FE/UNICAMP); 4 – O ENEM e as práticas de leitura de Literatura de Língua Portuguesa na escola básica brasileira – Leni Nobre de Oliveira (CFET-MG); 5 – O aprendizado da leitura e da escrita na escola fundamental e o aprendizado desse ensino por alunos de curso de Formação de Pedagogia – Maria Augusta Hermengarda Wurthmann Ribeiro (UNESP) e Maria Cecília de Oliveira Micotti (UNESP); 6 – O processo de escuta na formação do leitor literário: aspectos metodológicos – Carolina Gonçalves Souza ( UNESP); 7. Obras portuguesas de literatura infanto-juvenil no Brasil – Íris Filomena Mendes de Oliveira (FE/UNICAMP); 8 – Os personagens lobatianos em Macau – Norma Sandra de Almeida Ferreira (FE/ UNICAMP); 9 – Conto de escola: uma metáfora da sociedade?Alessandra Maria Moreira Gimenes (UNESP) e Maria Augusta H.W. Ribeiro (UNESP).

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: